Exemplo de automação industrial na indústrial automobilística

Automação Industrial: Tudo o que você precisa saber sobre

Uma tendência cada vez mais presente nas indústrias modernas, oferecendo inovação, eficiência e segurança para os processos de produção que chamamos de: Automação Industrial. Com ela, é possível aumentar a eficiência, reduzir custos, minimizar erros e melhorar a qualidade dos produtos. 

A automação nas indústrias é um processo que exige sistemas que funcionem corretamente e que tragam ao usuário final otimização do tempo e dos processos. Neste blog será apresentado o que é automação industrial, seus objetivos, história e evolução, cenário nacional e importância. 

O que é automação industrial?

A automação industrial é uma realidade que acompanha os avanços tecnológicos e busca otimizar processos produtivos, simplificar tarefas rotineiras e promover a segurança de profissionais do setor. É um conceito que faz referência a otimização de processos industriais por meio da tecnologia. Isso pode incluir o uso de softwares, máquinas automatizadas e hardwares, por exemplo.

Automação Industrial: Tudo o que você precisa saber sobre

O uso da tecnologia nesse processo, controla e torna autônoma a execução de tarefas, funções e mecanismos com objetivo de otimizar a cadeia produtiva.O uso de máquinas mais sofisticadas faz parte da automação industrial.

Isso vem acontecendo em segmentos de amplas áreas como geração e distribuição de energia, transportes, fabricação de produtos etc. Esse é um conceito ligado à Indústria 4.0, conhecida como a quarta revolução industrial.

Quais são os objetivos da automação industrial?

Um de seus principais objetivos é ter mais autonomia nos processos de fabricação, além de reduzir o tempo da produção das mercadorias, usando de diferentes tecnologias de softwares e hardwares.

Automação Industrial: Tudo o que você precisa saber sobre

Além do auxílio, ela também realoca os trabalhos feitos por humanos por tarefas mecanizadas, ou seja, isso não é uma substituição da mão humana, como muitos pensam.

Portanto, está entre os objetivos da automação industrial o de gerar mais autonomia aos equipamentos e máquinas industriais, o que diminui o esforço e sobrecarga humana em uma operação, agiliza as entregas e reduz custos.

Atualmente com os avanços tecnológicos e com as indústrias 4.0, a automação se tornou um projeto indispensável para indústrias que querem seguir em alta competitividade no mercado.

História e evolução da automação industrial

Automação Industrial: Tudo o que você precisa saber sobre

A automação industrial começou a ganhar destaque na sociedade por volta da segunda metade do século XVIII, na Inglaterra. Foi nessa época que os sistemas de produção artesanal e agrário começaram a se transformar em industrial e foram desenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semiautomáticos.

Entretanto, somente no início do século XX que os sistemas se tornaram inteiramente automáticos.

  • Na 1ª Revolução Industrial (século XVIII), na Inglaterra, a automação industrial começou a ser implementada com as máquinas a vapor (principalmente nos setores agrário e artesanal), para acelerar o ritmo de produção. Assim, nessa época, foram desenvolvidos os primeiros dispositivos semi automáticos.
  • Já na 2ª Revolução Industrial (século XIX), com a chegada da eletricidade, foi dado um passo a mais rumo à automação industrial. Além disso, em casa, ela também era notada: com o rádio-relógio e televisão.
  • Na 3º Revolução Industrial (século XX), a tecnologia já estava bem mais avançada com o uso de computadores. Por isso, precisamos destacar que, somente aqui que os sistemas, de fato, tornaram-se 100% automáticos.
  • E na 4ª Revolução Industrial (Indústria 4.0), podemos notar outro avanço, com a chegada da Internet das Coisas (IoT), do Big Data e da computação em nuvem. Por isso, de forma geral, podemos refletir que a automação industrial está diretamente relacionada com o avanço da tecnologia.

Automação industrial no Brasil

Foi no ano 2000 que o Brasil apareceu pela primeira vez em estatísticas internacionais sobre robôs instalados e, com isso, passou a ganhar espaço no ramo da automação.

Os exportadores de produtos mais complexos da época, devido às duas grandes guerras do século, ainda estavam se reestruturando. Foi então que o país teve a sua participação como exportador de produtos manufaturados, com pequeno grau tecnológico.

O destaque da automação industrial no país encontra-se nas indústrias automobilísticas e de alimentos. Porém, as pequenas e médias empresas vêm se interessando pela tecnologia, principalmente devido à possibilidade dos incentivos fiscais gerados pelo governo.

Aproximadamente 19% das indústrias já possuem sistemas integrados de engenharia para elaboração e desenvolvimento de produtos.

Este percentual tecnológico é de grande importância para a competitividade industrial.

Por que a automação industrial é tão importante?

Como já visto anteriormente, a automação industrial permite realizarmos trabalho através de máquinas controladas automaticamente. Já a mecanização simplesmente se limita ao emprego de máquinas para executar alguma tarefa, substituindo o esforço físico.

 Mesmo que em um primeiro instante estas duas palavras possam dar a impressão de ter um significado semelhante, seus conceitos são completamente diferentes. Com alguns procedimentos é possível criar máquinas e ferramentas, para criar um bom sistema que dispõe de controle e automação em sua indústria é preciso investir em serviços de qualidade.

Uma indústria automatizada ganha em valor agregado, produtividade e tecnologia e, isso gera redução de custos e aumento da produtividade. 

Assim sendo para o setor industrial, a automação é extremamente importante. As máquinas mantêm altos padrões de produção e são menos suscetíveis a falhas. Além disso, os processos são tornados mais flexíveis pela automação industrial, proporcionando mais precisão e segurança em tarefas que são consideradas perigosas e insalubres.

Precisa de uma empresa de automação industrial?

Aqui na Autêntica Engenharia, estamos comprometidos em ajudar as empresas a desbloquear todo o potencial da automação industrial. Estamos presentes nas mais diversas áreas acelerando resultados e proporcionando o melhor da tecnologia aos nossos clientes.

Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos impulsionar o sucesso de sua empresa com soluções de automação de ponta!

Picture of Hugo Ferreira
Hugo Ferreira

Hugo Ferreira é Mestre em Administração pela Must University, Graduado em Administração de empresas pelo Centro Universitário UniFAEL, Graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário UniFAEL, Tecnólogo em processos gerenciais com ênfase em Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Licenciatura em Educação profissional em Nível Médio, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior e MBA em Gestão de Pessoas e Educação Corporativa e hoje atua como Diretor Comercial e de Marketing na Autêntica Engenharia Industrial.