15 anos autênticos: um marco de expansão na nossa história

Uma história que começou em um cômodo, hoje ultrapassa o estado de Minas Gerais e respira novos ares paulistas.

A Autêntica Engenharia comemora em 13 de setembro, 15 anos de experiência e excelência na indústria de automação de robôs, movimentando a economia do país e impactando significativamente vidas brasileiras. A empresa vem construindo bases sólidas com uma área de 3.500 metros quadrados de estrutura, agregando valor com mais de 1.000 soluções implementadas e empregando aproximadamente 200 colaboradores.

Sua história iniciou em 2008, em um cômodo que tinha cerca de 40 metros quadrados em sua área total (incluindo banheiro). Em 2011, ocorreu a expansão do Core Business da empresa para adequação de NR12, Máquinas Especiais e Células Robotizadas.

“Foi um momento em que vislumbramos uma excelente oportunidade de negócio, em 2011 o mercado estava de portas abertas para a automação industrial. Conseguimos ser visionários no potencial da Autêntica e descobrimos que ali nascia um propósito, seríamos mais do que uma empresa de automação, iríamos levar inovação e qualidade para todas as fábricas nesse Brasil.”, comenta Denisson Salgado, diretor comercial da Autêntica Engenharia.

Após apenas 5 anos de expertise de mercado, a companhia já havia sido reconhecida como um dos maiores players de NR12 em aspectos nacionais. Mas a história não para por aí, foi apenas um combustível para a sagacidade dos sócios em conquistar o mundo.

TRANSPARÊNCIA EM PROJETOS COM NOSSOS CLIENTES

A estrutura da empresa conta com um setor voltado para o planejamento de serviços, pois a transparência é um de seus valores. Seu consumidor consegue fazer a gestão do processo de serviço através de um app de Sistema de Integração e Gestão, visualizando em tempo real a atualização dos projetos e tendo suporte direto com a equipe de engenheiros para sanar qualquer dúvida em relação à conclusão do propósito.

A Autêntica Engenharia entende a importância de fazer a diferença na vida da sociedade brasileira e reforça isso com ações pautadas em integridade, visando relacionamentos duradouros e positivos, isso é algo que está em seu cotidiano.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA ESTÁ NO NOSSO DNA

Desde então, a Autêntica desenvolveu um know-how para atender clientes que estão conosco desde o seu fundamento. Além disso, vislumbrando uma gestão estratégica de mercado e sempre buscando andar ao lado das tendências de inovação, como a Indústria 4.0, as máquinas e células robotizadas são um dos diferenciais da corporação.

“O nosso DNA emana inovação em automação industrial, possuímos um jeito de ser Autêntico e nossa equipe é nossa maior vantagem competitiva. Contamos com especialistas em automação, projetos e software. Nossos colaboradores possuem formação acadêmica internacional e carregam uma bagagem industrial que está alinhada à qualidade e tecnologia, maiores características das máquinas desenvolvidas por nós”, comenta o marketing da companhia.

“A automação industrial está no seu cotidiano e muitas vezes você não percebe! Temos projetos como bancadas de teste para bancos do motorista e do passageiro para carros da Fiat. Foram projetos desafiadores, pois são de grande gravidade. Quando participamos de projetos com tal seriedade, prezamos pelo pensamento de que estamos lidando com vidas, isso é algo que vai além de uma simples máquina que estamos fabricando.” afirma Vinicius, diretor técnico da Autêntica.

Um dos projetos de destaque que a organização desenvolveu foi uma célula robotizada para testes de mola de vagão da empresa MRS, uma grande empresa do segmento ferroviário. O projeto foi desenvolvido com o intuito de facilitar tal operação. A mola pesa cerca de 5 quilos, no dia o operador carregava aproximadamente 50 molas no dia, de modo que prejudicasse sua saúde. A ergonomia norteou o projeto de modo que pudesse estar alinhado com os objetivos da empresa e saúde do colaborador. Além disso, um ponto que vale ser destacado é a maximização de produção. Antes da implementação, o processo levava cerca de 10 minutos para sua execução, hoje após a solução implementada, o processo perdura por cerca de 30 segundos. Esse case é uma demonstração de como a Autêntica Engenharia consegue realizar processos otimizados e benéficos para o operador e para seus clientes.

AUTÊNTICA GALGANDO NOVOS VENTOS PAULISTANOS

A empresa, buscando novos horizontes e expansão no mercado, abriu uma nova filial em São Paulo, no ABC Paulista, em julho de 2023. Buscando as perspectivas atuais de mercado e indo de encontro com a nossa visão que é reconhecida por prestar serviços de excelência, agregando valor ao processo produtivo dos clientes. Um dos passos que se destacam para que fosse possível essa realização foi a coerência de objetivos da companhia e uma gestão visionária que acredita no potencial da empresa.

“É um mundo novo em São Paulo, lá as coisas acontecem de maneira diferente, e foi justamente isso que nos chamou a atenção! Gostamos do novo, gostamos de inovar e lá sentimos que estamos na nossa casa paulistana (risos). É um grande polo industrial e com muita possibilidade de crescimento para a Autêntica, lá conseguimos entrar em segmentos para consolidar nossa marca, já que possuímos um know-how elevado e diverso”, afirma William Cabral, engenheiro de vendas da Autêntica em São Paulo.

AUTÊNTICA DE PORTAS ABERTAS EM MINAS GERAIS

A Autêntica Engenharia já participou de diversos eventos empresariais voltados para a automação industrial, porém sentindo falta de ter eventos semelhantes em Minas Gerais, nasceu no Open House 2023. Com o intuito de fomentar a inovação

“Entendemos que esse evento é apenas o começo de uma nova história e que já é um impulsionador para galgarmos novos ares para nossa empresa. Nós temos o foco de sermos reconhecidos como uma empresa de excelência e líder no mercado de Células Robotizadas e não vamos parar por aqui. Pois nossa base está pautada em pessoas, desenvolvimento… e é claro, muita Automação Industrial!”, finaliza o diretor comercial da empresa.